Dicas e Guias

Casa conectada e fibra óptica: como optimizar o seu sistema domótico?

Cada vez mais pessoas se interessam em ter uma casa conectada e optam por instalar sistemas de domótica nas suas casas, principalmente para reduzir o consumo de energia, emitir gases menos poluentes e também pelo facto de ser uma excelente opção para a vigilância e segurança da propriedade.

Se optar por um sistema eficaz, com alta conectividade e de multi-dispositivos, é necessário que a conexão à internet seja rápida e constante para que todos os equipamentos funcionem.

A casa conectada é uma tendência imparável que será incorporada à maioria dos imóveis neste mundo!

Para tirar o máximo partido destes sistemas, é necessário ter uma ligação estável que nos dê uma resposta em tempo real, sem interrupções e que nos permita realizar os procedimentos através do telemóvel ou tablet. Neste artigo, diremos aquilo que deve procurar ao contratar uma oferta de fibra óptica e a forma que tem de o fazer.

Como contratar uma boa oferta de fibra óptica?

Na Selectra Portugal explicam o que se deve analisar antes de contratar uma das ofertas de fibra atualmente disponíveis. É necessário analisar as nossas necessidades e comparar os preços. Os especialistas de telecomunicações da Selectra, indicam que os utilizadores que precisam de acesso potente à Internet porque fazem download filmes ou partilham vários arquivos com grande capacidade devem contratar pelo menos 300 Mb de fibra. Aproveite e teste a velocidade da sua internet com o speedtest.

Desta forma, devemos avaliar se nos é conveniente contratar vários serviços incluídos nos pacotes tv net voz, pois as operadoras de telecomunicações oferecem inúmeras ofertas de fibra e móvel. Portanto, ao utilizar o comparador da Selectra Portugal, devem ser analisados estes aspectos e entrar em contacto, com a mesma, através dos canais de atendimento disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas. Graças a esta ferramenta gratuita, o consumidor poupará tempo e dinheiro na comparação de empresas, pois conhecerá as ofertas disponíveis de acordo com suas necessidades.

Por outro lado, recomendamos que verifique se a tarifa que vai contratar tem permanência obrigatória. Tenha atenção a esta cláusula que não permitirá que cancele o serviço para mudar para outra operadora, correndo o risco de sofrer penalização.

Como foi dito anteriormente, a domótica veio para chegar, e vivemos mesmo no mundo da “internet das coisas”. Hoje em dia já quase tudo o que temos em casa pode ter internet: smartphones, ar condicionado, cafeteira, relógios… uma panóplia de dispositivos inteligentes.

Quais são as vantagens de ter um sistema domótico e uma casa conectada?

Primeiramente, a domótica ajuda a reduzir os gastos com a energia, já que há um maior controlo dos aparelhos elétricos e isso resulta numa redução nas contas. Também oferece segurança porque podemos controlar nossa casa à distância e receber alertas caso o sistema detecte alguma anomalia (perigo de incêndio, fuga de gás…). Entre outros benefícios está o bem-estar dos seus habitantes, aumenta o valor da casa, maior conforto e pouco investimento.

Ter uma casa inteligente, conectada graças à fibra óptica, oferece grandes benefícios para todos os seus habitantes, entre os quais:

Ter mais tempo livre graças à automatização de tarefas.
Uma casa mais confortável.
Ter um centro de entretenimento personalizado.
Controlar as funções da casa por voz.
Um maior nível de segurança.
Devido a estes benefícios, cada vez mais famílias desejam utilizar a domótica para uma casa mais tecnológica e confortável.

Uma casa que implemente as tecnologias da domótica fica mais confortável e segura, além de permitir a todos os utilizadores uma grande poupança de tempo devido às suas funções automatizadas.